quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Governador da Bahia recebe prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e primeira-dama Andrea Castro.

 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhado da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, foi recebido em audiência no final da tarde desta terça-feira, dia 11, pelo governador Rui Costa (PT). No encontro, o Chefe do Executivo baiano assegurou investimentos de R$ 10 milhões para a recuperação da infraestrutura da cidade e da pavimentação asfáltica, danificadas pelas cheias do Rio Cachoeira e fortes chuvas do final de dezembro passado.

Castro também apresentou ao governador baiano as opções de terrenos para a construção de 1.100 unidades habitacionais que vão acolher as famílias de áreas ribeirinhas que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes. 


Na audiência, Rui Costa também sinalizou a liberação de outros R$ 2,5 milhões para a completa requalificação da praça da Feira Livre do Bairro São Caetano.

“Apresentamos ao governador o real diagnóstico do nosso município, que foi fortemente o mais atingido. Trouxemos projetos, cadastro das famílias e opções de áreas para a construção das unidades habitacionais para as famílias que perderam suas casas. O governador está vendo junto a Conder e, na próxima semana, vai anunciar se serão erguidas casas ou apartamentos”, disse o prefeito de Itabuna.


A primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, lembrou que no primeiro momento da tragédia a prioridade foi preservar vidas e acolher os desabrigados e desalojados.

“Foi montada uma ‘Operação de Guerra’, que contou com o pessoal da Prefeitura, o 4º Grupamento dos Bombeiros Militares e centenas de voluntários, que fizeram uma corrente de solidariedade e amor ao próximo. Conseguimos acolher e assistir os desabrigados na grande corrente de solidariedade que contou com os itabunenses e pessoas de todos os cantos do País e até do exterior”, ressalta.

A enchente que afetou Itabuna em 2021 foi a maior já registrada na história do município. Deixou centenas de famílias sem casas, móveis, utensílios e eletrodomésticos. Cerca de 40% da área urbana foram inundados pelas águas do Rio Cachoeira. O maior indicador de extensão dos danos causados pelas enchentes está nos 20 bairros diretamente afetados, inclusive áreas que há 54 anos não eram  urbanizadas nas zonas sudeste e oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário