quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Secretaria Municipal de Saúde implanta em Itabuna Ambulatório de Gestação de Alto Risco

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC) implantou no dia 6 de dezembro, o Ambulatório de Gestação de Alto Risco para assistência às gestantes com comorbidade e/ou complicações na gravidez. A unidade está localizada no primeiro andar da Policlínica Municipal Dois de Julho, onde o atendimento é realizado por equipe especializada.





Desde o dia primeiro o atendimento foi iniciado para pacientes de Itabuna. O Serviço de Pré-Natal de Alto Risco conta com atendimento médico obstétrico, enfermeiras obstetras e equipe técnica que realizarão acolhimento também a todas pacientes dos 22 municípios pactuados à Itabuna pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da segunda semana de janeiro.

Nestas duas semanas, já foram atendidas 30 pacientes. O fluxo para atendimento é realizado a partir de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ao Ambulatório de Gestação de Alto Risco.  Na quinta-feira passada, dia 16, aconteceu uma visita técnica com os secretários de Saúde dos municípios pactuados para conhecimento da unidade.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, afirma que essa implantação é “uma necessidade de vários anos, e que se concretizou nesta gestão, graças ao empenho da equipe. A gravidez é um processo fisiológico que na maioria das vezes ocorre sem risco à mulher. Porém, em alguns casos, a gravidez evolui de forma a gerar riscos ao feto materno. O Programa de Pré-Natal de Alto Risco vem trazer para a comunidade um apoio a esse momento delicado.” afirmou.

A diretora de Média e Alta Complexidade, Roberta Fulgêncio, enfatizou que “o ambulatório de Gestação de Alto Risco é uma conquista não só para Itabuna, mas para a região. Isto, nos deixa muito felizes, pois, a assistência especializada para gestantes foi uma busca de vários anos. Graças aos nossos gestores, o prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde, Lívia Mendes, foi possível colocarmos em prática esta prioridade para nossa população,” disse.

Já a coordenadora do Ambulatório de Gestação de Alto Risco, Jilvane Chaves, a qual também já realizou capacitação para equipe da Atenção Primária, pontuou que “esse é um sonho que existe há 10 anos e agora se tornou realidade. Antes, não tínhamos um local especializado para atendimento a essas gestantes. E, agora, elas terão um serviço especializado de acolhimento, evitando que a paciente possa adentrar o hospital de uma forma mais grave. Com o Pré-Natal de Alto Risco, há uma estrutura e fluxo para que as gestantes consigam realizar seus exames e especialidades da melhor forma,” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário