sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Itabuna- Prefeito Augusto Castro destaca a importância da UESC aos 30 Anos

 



O prefeito Augusto Castro ressaltou a Uesc como patrimônio regional e estadual, cuja origem está ligada à antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi). Ele destacou a contribuição fundamental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para o fortalecimento da singular instituição de ensino superior, quando a monocultura do cacau era um expressivo vetor econômico para a Bahia e o Brasil. 

 Ao lembrar da luta pelo processo de estadualização da Fespi, na década de 80, Augusto Castro prestou homenagem à líder estudantil à época, Andréa (Déa) Jacobina, pelo importante papel desempenhado como uma das mais atuantes ativistas pela criação da Uesc. “Falar aqui da região, falar do estado da Bahia, falar de ensino superior sem citar a participação da nossa Uesc realmente é uma injustiça muito grande”, enfatizou.

O Chefe do Executivo itabunense também citou a imprescindível contribuição da Uesc na formação de estudantes de Ilhéus, Itabuna e de vários municípios da Bahia nas mais diversas áreas do conhecimento. Em três décadas, segundo o prefeito, foram milhares de profissionais graduados, pós-graduados, com títulos de mestrado e doutorado.  

“Dá orgulho a gente ter hoje uma Universidade forte na área de ensino,  pesquisa e extensão e de pessoas que estão ali diariamente trabalhando para aumentar a capacidade de oferta de ensino superior no Brasil, começando aqui pela nossa região”, pontuou Augusto. O prefeito de Itabuna finalizou parabenizando aos gestores, corpo docente, corpo técnico-administrativo, alunos e ex-alunos da Uesc pelos 30 anos da instituição.

Também  à mesa da Sessão Solene, a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, disse do quanto era honroso, enquanto ex-aluna da Uesc, participar de um momento histórico em homenagem aos 30 anos de implantação da Universidade, na qual ela obteve sua primeira graduação em Pedagogia. Ela também destacou a contribuição da instituição ao ensino fundamental na rede municipal de Itabuna.

A secretária fez referência aos participantes da mesa e da Sessão Especial que foram também graduados pela Uesc. Janaína Araújo fez questão de enfatizar a importância da Educação para a transformação social e o quanto é necessário se acreditar e investir no processo educacional para que as gerações futuras possam colher seus frutos. “A nossa Universidade Estadual de Santa Cruz é um marco neste processo de transformação para a nossa região”, arrematou a secretária.

A Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores contou ainda com a presença dos secretários municipais de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini; da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra; e do presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva. Dentre as homenagens e agradecimentos destacam-se as falas do atual reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, do deputado federal Josias Gomes e de vereadores da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário