sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Datafolha: Lula tem 48% no 1º turno, Bolsonaro vem em seguida

 

A mais recente pesquisa Datafolha aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com folga na dianteira na corrida presidencial para 2022, com o atual titular do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), em segundo lugar. A entrada do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) na disputa, por sua vez, embolou a chamada terceira via.

Foram feitas duas simulações, uma fechando o leque de candidatos e outra, expandindo os nomes até aqui colocados. Nelas, a vantagem de Lula sobre os rivais é suficiente para garantir a vitória do petista já no primeiro turno.

No cenário A, o petista tem 48%, ante 22% de Bolsonaro, 9% de Moro, 7% do ex-governador Ciro Gomes (PDT) e 4% do governador paulista, João Doria (PSDB). Nulo, branco ou ninguém, aparecem com 8%, e 2% não souberam responder.

Na hipótese B, não há diferença no pelotão inicial: Lula tem 47%, Bolsonaro, 21%, Moro e Ciro, mantém as mesmas intenções do cenário A. Doria fica na mesma, oscilando para 3%.

Aí surgem os nomes alternativos: os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1%, e sem pontuar o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) e o cientista político Felipe d’Ávila (Novo). Nulos/brancos/ninguém e não sabem também repetem o cenário A.

Na pesquisa anterior, realizada em setembro, Lula tinha 27% e agora, subiu a 32%. O presidente oscila na margem de erro, de 20% para 18%. E Moro surge do nada com 2%. Nela, quando o eleitor não é apresentado aos nomes à disposição, 36% dizem não saber em quem vão votar.

A pesquisa Datafolha foi realizada de 13 a 16 de dezembro com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário