sábado, 25 de dezembro de 2021

Águas do Rio Cachoeira avançam em Itabuna e deixam mais de 300 famílias desabrigadas

 

As chuvas intensas das últimas 24h deixaram mais de 300 famílias desabrigadas em Itabuna, segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). O maior número de desabrigados está concentrado nas áreas ribeirinhas do Rio Cachoeira, que corta o município, principalmente na Rua de Palha (Maria Matos) e Bananeira (Lomanto), até o final da manhã deste sábado (25). Por conta da cheia do rio, três pontes no centro da cidade foram interditadas no início da tarde.

O número de desabrigados foi contabilizado pela Semps até as 10h deste sábado de Natal, segundo informa publicação do Blog do Pimenta. “As equipe estão mobilizadas, auxiliando as famílias dos bairros Nova Itabuna, Rua de Palha, e do Bananeira numa ação conjunta com a Defesa Civil do município”, diz a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro.


Uma central foi montada na Secretaria de Esporte e Lazer, na Rua CAsemiro Rego, 40, no Góes Calmon, próximo ao restaurante Daniel San, e no Lactário, próximo ao Centro de Cultura Adonias Filho, no Zildolândia, para receber doações. “Estamos todos atentos, preocupados e unindo esforços para assistir à todos”, disse Andrea Castro. As famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas para Escolas Municipais e Igrejas próximas das localidades atingidas. “Roupas, água, alimentos prontos, colchões, e cobertores estão sendo as necessidades mais urgentes no momento”.

Devido ao aumento de volume de água e baronesa no Rio Cachoeira, a Superintendência de Serviços Públicos interditou o tráfego de veículos e de pessoas na Ponte Miguel Calmon (Marabá) e de transeuntes na Passarela da Ilha do Jegue. A Ponte Lacerda de acesso ao São Caetano também teve remoção, mas com interdição parcial, sentido São Caetano-Centro. A medida visou a segurança da população e facilitar a utilização de uma escavadeira hidráulica para a remoção das plantas aquáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário