quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Novembro Azul: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

 

A campanha do Novembro Azul foi criada para conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. O objetivo é que os homens possam ficar atentos à prevenção de doenças e aos cuidados com a saúde. No Brasil, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, o que torna a prevenção muito importante.

Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, podem ser semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como: dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Na presença de qualquer um desses sintomas, procure o urologista o quanto antes! Cuide da sua saúde e se previna! Procure um urologista e deixe seus exames em dia.

Para mais informações, entre em contato com o Hospital e Clínica São Roque, pelo telefone 3531-8383.

Nenhum comentário:

Postar um comentário