segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Covid-19: Mais de 2,3 milhões de baianos estão com 2ª dose da vacina atrasada

 

A Bahia tem 2.396.589 pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, de acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em Salvador, os faltosos são 224.527, além de outros 59.403 que não tomaram a dose de reforço. Ainda na capital, a quantidade de habilitados para tomar a primeira dose, que ainda não procurou os postos para iniciar a vacinação também preocupa. Só na capital, são 36.152 – com idades entre 12 e 17 anos, e 43.212 – acima dos 18.

Com exceção da vacina da Janssen, todas as fabricantes que estão sendo aplicadas na Bahia só têm garantia de eficácia quando o esquema vacinal é feito de forma completa, ou seja: com no mínimo duas doses. O virologista Gúbio Soares alerta para a necessidade de completar esse quadro, já que a vacinação incompleta não é capaz de neutralizar o vírus.

“A pessoa que tomou uma dose só não está protegida. Pelo contrário, ela está colocando em risco a sua vida e colocando a vida das pessoas próximas. E em um risco muito maior, porque a vacina que está no seu organismo não vai matar o vírus”. A corrida para a aplicação da segunda dose é justificada. Ainda segundo o virologista, quando uma dose só é aplicada, o vírus pode “aprender” a conviver com o imunizante, e provocar uma variante ainda mais agressiva que as já conhecidas atualmente.

“O vírus vai aprender como se defender das vacinas que estão sendo aplicadas, vai aparecer uma variante resistente nessas pessoas que tomaram uma dose só e não voltaram. E essa variante vai ser capaz de causar uma doença, um surto muito maior que o atual”, explicou. *Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário