terça-feira, 21 de setembro de 2021

Sesab autoriza retomada de cirurgias eletivas e libera visitas em hospitais

 

A Secretaria da Saúde da Bahia publicou uma recomendação para a retomada gradual dos procedimentos cirúrgicos eletivos no estado. A orientação partiu do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE). Segundo a pasta, se identificou uma crescente demanda por cirurgias eletivas, reprimida desde o início da pandemia da Covid-19.

O atual quadro epidemiológico também permite essa retomada, justificou a secretaria ao citar a redução do número de casos ativos, de pacientes internados e da ocupação de leitos de UTI.

Em fevereiro deste ano, diante da chegada da segunda onda de contaminações da Covid-19, que pressionou o sistema de saúde das redes pública e privada de saúde do estado, um decreto do governo aumentou as restrições e proibiu a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nos hospitais do SUS, filantrópicos e particulares.

A Bahia ficou alguns meses com esses procedimentos suspensos ou parcialmente suspensos por causa da pandemia da Covid-19. Na semana passada a secretária interina da Saúde do estado, Tereza Paim, sinalizou que o estado retomaria as cirurgias eletivas 100% nas unidades do SUS. A previsão foi dada na segunda-feira (13), durante inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Serrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário