domingo, 5 de setembro de 2021

Sebrae apoia a retomada da Rota do Cacau e do Chocolate no Sul da Bahia

 

A produção de cacau e o chocolate no Sul da Bahia ganha mais um incentivo anunciado pelo assessor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Aldo Dantas, na última sexta-feira (3) em Itabuna: a retomada da Rota do Cacau. O assunto foi amplamente debatido no Encontro Rotas do Desenvolvimento, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), pelos Consórcios Litoral Sul e da Mata Atlântica e Sebrae, que ganhou repercussão entre os prefeitos, secretários de agricultura, empresários, produtores e acadêmicos. 

 

A Rota do Cacau é uma das 10 que integram o programa do Governo Federal como um sistema produtivo e inovador, associada a cadeias produtivas estratégicas para a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. A ideia é que o MDR, junto aos órgãos de apoio, faça o processo de indução do desenvolvimento, potencializando negócios, o conhecimento da região à nível nacional e internacional, e fomentando o desenvolvimento territorial.

 

Durante o encontro, assessor MDR ouviu os anseios dos setores representativos, reafirmou o apoio ao atendimento às demandas da região e sugeriu que a coordenação dos trabalhos para a retomada da Rota do Cacau seja feita com a participação do Sebrae e demais instituições regionais. Ele ainda elegeu representantes das entidades para fazer parte de um grupo, que ficará responsável por elaborar um documento oficial de retomada da Rota do Racau.

 

De acordo com a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, a entidade aplicará a expertise de capacitar os atores e os empresários que estarão envolvido no processo. “Estaremos juntos com outros atores, ter uma atuação complementar, que é a de fazer a parte de qualificação e de articulação entre os atores para a formação dessa governança, que vai tocar o projeto e vai fazer investimentos, cada um dentro da sua expertise no projeto como um todo”, declarou.

 

Outras atividades econômicas, a exemplo da fruticultura, do mel e do setor têxtil, foram abordadas como segmentos que poderão ser explorados na região. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruçuca, Águido Muniz, destacou que o município possui potencial para trabalhar a rota do cacau e do chocolate, “mas tem como trabalharmos na Rota do Palmito, de Pupunha, do cajá, do Mel, da Abelha Uruçu. Enfim, é um pontapé inicial para que a gente tenha o desdobramento para novas reuniões e encaminharmos essas iniciativas de rota para a economia local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário