quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Explosão em navio no Porto de Aratu de Candeias assusta moradores

 

Uma explosão em um navio por volta das 12h desta quinta-feira (9), no Porto de Aratu de Candeias, assustou moradores da comunidade quilombola da Boca do Rio. Conforme a Marinha do Brasil, o incêndio foi controlado pelo pessoal de bordo, não houve feridos e não foi constatada a presença de vestígios de poluição hídrica.

De acordo com a Marinha, o caso aconteceu no navio gaseiro “Forte de São Marcos”, que encontra-se atracado no Terminal Portuário de Aratu. Imediatamente, uma Lancha de Inspeção Naval Blindada foi deslocada da Base Naval de Aratu para o local. Segundo a instituição, também foram enviadas ao local três equipes de Inspeção Naval da CPBA – uma por terra e as outras duas por via marítima – para iniciar a apuração e garantir a segurança da navegação.

As causas e responsabilidades da explosão serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil. Em nota, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) que foi uma explosão isolada, ocorrida durante o processo de desgaseificação dos tanques do navio, que precedem todas as operações de recebimento de gases.

Segundo a Codeba, todos os protocolos de segurança na área portuária foram seguidos. A empresa proprietária do navio relatou à companhia que não houve vítimas e que, por causa dos tanques conterem apenas Nitrogênio (gás inerte), não há risco de nova explosão. Após a explosão, moradores da da comunidade quilombola da Boca do Rio fizeram imagens que mostravam o navio com muita fumaça. *Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário