quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Comissão Intergestora Regional aprova mudança de leitos de UTI Covid no Hospital de Base

 

Na terça-feira, dia 21, a Comissão de Intergestores Regionais do Sistema Único de Saúde (SUS) se reuniu em Itabuna para tratar das demandas dos 22 municípios pactuados. No encontro, foram discutidas pautas regionais da saúde que devem ser alinhadas com o consenso de todos os secretários e dirigentes de saúde dos municípios, incluindo a mudança de leitos de UTI Covid no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.





Algumas das pautas apresentadas pelo Núcleo Regional de Saúde Sul (NR-SUL)  foram a atualização do perfil epidemiológico Covid-19 e do perfil da mortalidade materno-infantil da região de Itabuna com a finalidade de avaliar dados estatísticas visando melhorias, a exemplo da criação do formulário pela Rede Cegonha, que atende as gestantes durante o parto e cuidar da saúde materna.

Além disso, houve também, apresentação dos indicadores em saúde do trabalhador e da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Recentemente houve ações voltadas para projetos de humanização da unidade para os trabalhadores da saúde e servidores da própria unidade com duas capacitações já realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

O fechamento do Hospital de Campanha de Itabuna em decorrência da baixa nos casos graves de Covid-19 e  do avanço da imunização no município também foi debatido. Também a aprovação da solicitação para transformar 10 leitos de UTI Covid-19 em leitos de UTI geral no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o que foi aprovado por unanimidade pelos secretários municipais presentes ao encontro da CIR. Houve também a aprovação do projeto AMENT de Saúde Mental para Aurelino Leal, dentre outras demandas.

A CIR segue orientações do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems - BA), e as Resoluções da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) para que todas ações sejam executadas em comunhão com as diretrizes do estado. O objetivo da Comissão é debater pautas da saúde para concordância e alinhamento dos gestores, garantindo melhoria nos serviços regionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário