sábado, 21 de agosto de 2021

Prefeitura de Itacaré inicia campanha de vacinação de cães e gatos

 




A Prefeitura de Itacaré já iniciou a campanha de vacinação antirrábica, imunizando cães e gatos contra a raiva. Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis acima de três meses de vida. Inicialmente a vacinação será realizada na sede, às terças e quintas-feiras, das 09 às 12 horas e das 14 às 15h30min. De acordo com a equipe da Vigilância Epidemiológica, a vacinação também será realizada com unidades volantes na zona rural, até o dia 27 de setembro.

 

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação é uma das principais ações de controle da raiva. Ela é responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina, e consequentemente raiva humana.  A única forma de controlar a doença é por meio de vacinação anual, pois a doença não tem cura, matando os animais e os seres humanos.

 

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose, um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

 

Vale ressaltar que cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias. Os principais sintomas nos animais são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Outros animais como bois, vacas, coelhos e morcegos podem transmitir a raiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário