quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Ilhéus: Papa Francisco nomeia novo bispo, após renúncia de dom Mauro

 

Dom Giovanni Crippa – na foto, à direita – é o novo bispo diocesano de Ilhéus. Ele foi escolhido nesta quarta-feira, dia 11, pelo Papa Francisco pelo como sucessor de dom Mauro Montagnoli. Por motivo de idade, dom Mauro apresentou pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese ilheense. Dom

Dom Giovanni, o nono bispo de Ilhéus, nasceu em Milão, Lombardia, Itália. Em 13 de setembro de 1981, professou os votos perpétuos no Instituto da Consolata Foi ordenado presbítero em setembro de 1985. Doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996.

Viveu seus primeiros anos de sacerdócio na Itália, onde foi Animador Missionário e Vocacional, professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto da Consolata.

Em 2001, veio para o Brasil e se estabeleceu em Feira de Santana, no Estado da Bahia, onde se tornou vigário da paróquia Santíssima Trindade. Em 2004, tornou-se pároco da mesma. Ainda como padre, foi professor da Faculdade Católica, diretor espiritual do Seminário Santana Mestra, membro do Conselho Presbiteral, Conselheiro Provincial do Instituto da Consolata e Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora e do Encontro de Casais com Cristo.

Em março de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou bispo-auxiliar da arquidiocese de São Salvador e titular de Accia. Sua sagração episcopal ocorreu em 13 de maio seguinte, na Igreja de Santo Antônio, em Feira de Santana, comandada pelo arcebispo dom Frei Itamar Navildo Vian, com auxílio do arcebispo-primaz dom Murilo Krieger e por dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba, que também é missionário.

Em setembro de 2013, foi designado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da diocese de Estância, cujo bispo titular, dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, fora igualmente investido auxiliar da arquidiocese de Salvador. Em julho de 2014, dom Giovanni foi efetivamente nomeado bispo da dita sé vacante, e sua posse ocorreu em agosto seguinte.

Dom Mauro fez a profissão religiosa em dezembro de 1964 e foi ordenado sacerdote em janeiro de 1971. Foi nomeado bispo por João Paulo II em dezembro de 1995 e recebeu a ordenação episcopal em fevereiro de 1996 em Ouro Fino, Minas Gerais.

Na CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral, responsável pelo Setor Leigos, Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base, membro do Conselho Episcopal Pastoral e presidente da Comissão para o Laicato. No Conselho Episcopal Latino-Americano, foi membro da Comissão Episcopal do Departamento de Leigos e presidente do Departamento de Leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário