quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Conferência de Assistência Social de Itacaré discutiu direitos do povo

 




 Representantes do poder público municipal, da segurança e da sociedade civil organizada de Itacaré participaram nesta quarta-feira(18) da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que esse ano tem como tema geral "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar desigualdades e garantir proteção social”. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré, o evento foi realizado no Centro de Canoagem e recebeu importantes contribuições e propostas para a elaboração de novas políticas públicas na área da assistência social.

 


Durante a Conferência o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância da participação popular, unindo a sociedade civil e governo, todos juntos com a finalidade de avaliar a política de assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento foi aberto para todas as pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento e elaboração da Política de Assistência Social. A abertura foi com um momento cultural com a apresentação de capoeira com a Tribo Unida.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Novaes, falou do papel da Conferência Municipal, onde todos se unem para discutir uma sociedade cada vez melhor, com mais serviços, menos desigualdades sociais, mais políticas de atendimento, menos violência e muito mais solidariedade e amor. Durante o encontro foram eleitos os delegados representantes do segmento governamental e da sociedade civil para participar da Conferência Estadual de Assistência Social.



 

Além do prefeito Antônio de Anízio e da secretária Juliana Novaes, a conferência contou com a participação do vice-prefeito Genilson Souza, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Ametista Reis, do vice-presidente José Alves(Bubu), do vereador Diego Augusto, representando a Câmara de Vereadores, além de secretários municipais, servidores públicos, dirigentes culturais, empresários, assistentes sociais e representantes da 72ª CIPM e dos mais diversos segmentos da comunidade.

 

Ainda como parte da Conferência Municipal de Itacaré foram debatidos êxitos norteadores abordando questões como “ A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”, “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”, “Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários”, e “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário