domingo, 15 de agosto de 2021

Comunidade católica de Ipiaú celebra nesta segunda-feira (16) o padroeiro São Roque

 

Com o tema “Somos irmãos e irmãs para viver em fraternidade”, a comunidade católica de Ipiaú celebra nesta segunda-feira, 16, o ponto máximo da festa em louvor ao padroeiro São Roque. O evento foi iniciado no último dia 7 com a abertura do novenário na Igreja Matriz. A programação do dia do padroeiro começa às sete horas com a Missa Festiva, na Igreja Matriz, seguida da Solene Celebração Eucarística, às 10 horas.

Em decorrência da pandemia a tradicional procissão será substituída por uma carreata que às 16 horas conduzirá a imagem de São Roque a partir da Igreja de Santa Terezinha, na Avenida São Salvador, até a Praça Rui Barbosa, onde ocorrerá a bênção do Santíssimo Sacramento.

História do padroeiro no município

Conta-se que a devoção dos católicos de Ipiaú a São Roque vem da primeira década do século passado quando a população sofria com surtos de impaludismo, varíola e outras doenças. Nessa época um padre que viajava de Camamu com destino a Jequié passou pela localidade e o povo foi conversar com ele pedindo que rezasse uma missa ou oração para acabar com as enfermidades.

Diante dos apelos o sacerdote respondeu: “Quem tem força para resolver isto não sou eu e sim São Roque! Vocês têm que fazer uma devoção para ele”. Assim, a população, através da orientação do religioso, iniciou o culto a São Roque que é conhecido como o protetor contra doenças e pragas. (Giro/José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário