sábado, 10 de julho de 2021

Sesab já confirma 42 casos de malária em Itabela; quase 200 exames serão analisados

 

Desde o surgimento de 42 casos de malária nas cidades de Itabela e Porto Seguro, no último dia 23, não há novos registros da doença no estado. Ao Bahia Notícias a Secretaria estadual de Saúde (Sesab) informou que segue monitorando os contaminados e atuando nas localidades. Até então já foram coletadas 27 amostras do mosquito vetor e nenhuma está contaminada, o que confirma a tese de que o primeiro registro aconteceu no Assentamento Margarida Alves, em Itabela, após uma pessoa infectada com malária chegar do estado do Amazonas (relembre).

De acordo com a coordenadora estadual de doenças transmissíveis por vetores, Ana Cláudia Neves, dentre as ações de enfretamento, estão a coleta de exames e distribuição de mosquiteiros apropriados para casos de malária por conterem repelentes prolongados contra o mosquito do gênero Anopheles. “Também estamos executando ações de limpeza nos locais. Há uma lagoa onde o mosquito costuma ficar. Fizemos a limpeza do local, dos riachos e das matas. Também capturamos com armadilhas os mosquitos para coletar amostras. Já foram coletados 27 Anopheles e nenhum deles estava contaminado”, disse.

A coordenadora explica que o fato de nenhum vetor capturado estar contaminado é um bom sinal, mas ressalta a necessidade de não baixar a guarda. ” É algo para se preocupar porque pode agravar, o mais importante é identificar, diagnosticar e tratar o paciente para que ele não agrave. Vale lembra que o tratamento é totalmente gratuito pelo SUS. Então, caso a pessoa sinta dor de cabeça, febre, calafrios, deve buscar uma unidade de saúde”, disse. Fonte: Bahia Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário