quarta-feira, 28 de julho de 2021

Secretário de Saúde da Bahia prestigia inauguração do Centro de Imagens do Hospital de Base

 



O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, prestigiou a solenidade de inauguração do Centro de Imagens e Ressonância Magnética do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães na tarde desta terça-feira, dia 27. Presidida pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o evento contou  com a presença do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), do presidente da câmara, vereador Erasmo Ávila e outros vereadores dentre autoridades e convidados.




O  Fábio Vilas-Boas declarou que a entrega do equipamento de ressonância magnética marca o estágio avançado da alta complexidade do Hospital de Base que sempre foi devotado à saúde pública e durante muito tempo abdicou do seu protagonismo na região. Mas que agora, por meio da liderança do prefeito Augusto Castro começa a resgatar sua importância e da saúde de Itabuna para todo o sul da Bahia.



 O titular da Sesab destacou ainda que a ressonância magnética e a tomografia computadorizada permitem diagnósticos mais precisos e ampliação de exames, a exemplo da detecção de cálculos nas vias biliares. Nesse sentido, o prefeito Augusto Castro também enfatizou a relevância de adquirir equipamentos de tamanha relevância para cuidar da saúde pública, já que o Hospital de Base atende  mais de 120 municípios pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS).


 A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e os presidentes da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila, e da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi) Eduardo Kowalski Neto, também destacaram a entrada em operação dos equipamentos dotados de tecnologia de ponta. 



Segundo a secretária Lívia Mendes Aguiar o grande diferencial da aquisição do aparelho de ressonância magnética. “Tudo isso reflete em agilidade e qualidade do serviço prestado, porque agora não dependemos de serviços terceirizados e de deslocar pacientes para realizar exames em outro local. O atendimento será agendado via Central de Regulação ou direto para os pacientes internados no hospital”, explicou.



O presidente da Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (Fasi) Eduardo Kowalsky Neto, pontuou que havia necessidade do serviço de ressonância no hospital. “É uma máquina moderna com capacidade de atender toda a nossa demanda de ressonância, atualizando diagnósticos e facilitando  atendimentos no hospital que é voltado a traumas e urgências médicas”, afirmou 



Já o diretor clínico do Hospital de Base, Fernando Alves Júnior, reiterou a importância do equipamento. “Hoje é um marco para a saúde de Itabuna. Por meio da gestão do prefeito Augusto Castro, a aquisição deste equipamento vai desafogar a demanda reprimida que tem não só Itabuna, mas toda a microrregião Sul e Extremo Sul da Bahia”, ressaltou.



O moderno aparelho de ressonância magnética é uma máquina Signa Explorer 1,5T  que garantirá mais qualidade nos serviços médicos e conforto aos pacientes, combinando avanço em design, tecnologia e aplicações. Ele é resultado de um investimento de cerca de R$ 6 milhões. 

Além do exame de ressonância magnética, com a instalação do Centro de Imagens, o Hospital de Base Luís  Eduardo Magalhães também viabiliza a realização de outros exames como tomografias, raios - x, ultrassonografias, endoscopias digestivas, colonoscopias e ecocardiogramas. 


VISITA GUIADA 


Na manhã desta terça-feira, o novo Centro de Imagens e Ressonância Magnética do Hospital de Base foi apresentado a imprensa durante uma rápida visita guiada pelo prefeito Augusto Castro, acompanhado pela secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, do diretor-presidente da Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (Fasi), Eduardo Kowalsky Neto, e do diretor médico  Fernando Alves Júnior, além de membros do governo e equipe técnica do hospital.

Na oportunidade, o prefeito acompanhou ainda a chegada do Arco Cirúrgico, importante equipamento doado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).  Augusto Castro aproveitou para frisar a necessidade de modernização do Hospital de Base para que a demanda reprimida seja  diminuída, principalmente na área de tomografia e ressonância com contraste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário