sábado, 3 de julho de 2021

Itabuna intensifica ações educativas e apreensões de animais nas ruas

 

Mais que apreender os animais que circulam livremente pelas ruas da cidade e aplicar multas aos seus proprietários, a Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações educativas nos procedimentos de fiscalização, que são realizados diariamente no perímetro urbano da cidade.          



O trabalho, que teve início no mês de abril, já contabiliza um total de 30 animais recolhidos das vias públicas com o apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran). Diariamente as equipes fazem blitzen no centro e bairros da cidade no trabalho de fiscalização.

Na manhã de quarta-feira, dia 30, por exemplo, dois equinos foram apreendidos no Bairro Pedro Jerônimo, depois de serem flagrados na via pública. Os animais foram levados para a Fazenda Boa Vista, em Ferradas, de onde somente serão devolvidos aos proprietários mediante o pagamento de multa no valor de R$ 30,80, conforme prevê a Lei Municipal nº 2.030, de julho de 2017.

No ato de devolução, técnicos da Divisão de Zoonoses desenvolvem um trabalho educativo e de orientação, visando conscientizar os donos quanto aos perigos que  podem ocasionar os animais circulando pelos logradouros públicos.

A diretora da Divisão de Controle de Zoonoses, Ellen Greicer Lima Santos, ressalta que, além dos riscos oferecidos à saúde da população em geral, os animais soltos pela cidade podem provocar acidentes no trânsito, inclusive com vítimas fatais.

“O objetivo do nosso trabalho não consiste em aplicar multas apenas, mas proteger a todos de maneira geral, inclusive os próprios animais, que podem sofrer sequelas graves e serem mortos em acidentes. Além disso, danos ao patrimônio público e privado são evitados, como a responsabilização civil e criminal do proprietário dos bichos”, argumentou Ellen.

Para que a comunidade possa contribuir na fiscalização, a Divisão de Controle de Zoonoses torna disponível os contatos (73) 99124-6405, da empresa responsável pelo recolhimento dos animais, e (73) 3212-3439, da DCZ. A Lei Municipal prevê que o proprietário poderá até perder o direito à posse do animal em caso de reincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário