segunda-feira, 26 de julho de 2021

Ipiaú: Professores não comparecem e retorno das aulas semipresenciais na rede estadual é adiado

 

O retorno das aulas semipresenciais previsto pelo governo do estado para essa segunda-feira (26), não ocorreu em em praticamente toda a Bahia. Em Ipiaú, os colégios foram abertos, mas os docentes não compareceram. Situação comprovada por nossa redação em contato com os dois principais colégios da rede estadual em Ipiaú, o Complexo Integrado de Educação (antigo Modelo) e o Colégio Estadual de Ipiaú (CEI). Tentamos contato com o Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio de Contas (CETEP), mas a ligação não foi atendida. Alguns estudantes chegaram à ir até a unidade onde estudam, mas retornaram ao perceber que não haveriam aulas semipresenciais, permanecendo o modelo remoto. Em tempo, a rede privada de educação retomou às atividades semipresenciais nesta segunda-feira (26), no município de Ipiaú.

Decisão da APLB 

No final de semana alguns professores compartilharam em seus perfis nas redes sociais um comunicado (ver aqui) atribuído ao Sindicado da APLB Sindicato (Delegacia Vale Rio de Contas). O qual informava à comunidade escolar a decisão de não retornar às aulas semipresenciais. “É importante salientar que os professores não se furtam ao seu dever de ministrar as aulas (prática que temos realizado de forma remota), todavia as vidas de todos nós (professores, alguns e comunidade escolar em geral), se colocam como prioridade”, destaca um trecho da nota.

No início do mês, o sindicato APLB já havia informado que o governador Rui Costa enfrentaria dificuldade para concretizar o retorno. Uma pesquisa interna realizada pela própria APLB consultou 13 mil profissionais em todo o território baiano. Destes, 97% decidiram que só retornarão as aulas presenciais após concluírem o calendário vacinal com a aplicação da segunda dose. Uma reunião agendada para essa quarta-feira (28), com representantes da educação estadual deve definir os próximos passos da categoria. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário