terça-feira, 20 de julho de 2021

Campanha para ajudar Sofia é realizada nas redes sociais; veja como ajudar

 

Sofia luta contra um câncer e problemas cardíacos.

Ipiaú – Circula nas redes sociais uma campanha solidária em favor da garota Elza Sofia, de 6 anos, moradora da 3ª Travessa da subida da Embasa, bairro Vila Irmã Dulce. A menina luta contra alguns problemas de saúde considerados graves.

O GIRO conversou com a mãe de Sofia, Rafaela Santos Pelegrine. Ela conta que já aos seis meses a garota foi diagnosticada com diabetes. Ao completar os 03 anos de idade, Sofia começou a apresentar uma série de crise de dores de cabeça, seguida de desmaios. “Quando ela acordava não se lembrava das pessoas. Ela ficava desorientada”, conta Rafaela.

A mãe ressalta que sempre levava Sofia para atendimento médico, mas que não era solicitado exames mais específicos para investigar a causa das dores de cabeça e desmaios. “A gente sempre levava ela para a Emergência, ficava em observação até acordar. Mas nunca pediram nada, nenhum exame específico”, revela.

No último mês de maio, poucos dias após a celebração dos 6 anos de vida, Sofia novamente apresentou uma crise e foi encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Município, a criança conseguiu a regulação para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, onde foram realizados exames e constatado um tumor no cérebro. Na oportunidade, também foi descoberto que Sofia tem problemas cardíacos.

Rafaela contou que sua filha já está indo para a terceira sessão de quimioterapia, de um total de seis. A garota também está passando por tratamento para os problemas cardíacos. “A cardiologista colocou ela de observação e tomando medicamento. Se até setembro não voltar ao normal, será preciso fazer uma cirurgia do coração”, acrescentou.

A dificuldade encontrada pela família está na realização de alguns exames e outros custos. A mãe da garotinha conta que tem semana que viaja até duas vezes até Salvador para tratamento e consultas. Pensado em ajudar, Rafaela chegou a realizar rifas com um liquidificar e uma cesta de cosméticos. Uma amiga da família, conhecida como Raniela, considerada como tia de Sofia, criou uma Vaquinha (clique aqui) para conseguir angariar recursos financeiros para custear alguns exames e compra de medicamentos que não são oferecidos pela secretaria de Saúde. Foi disponibilizado também para transferência uma Chave Pix – CPF 039.349.285-01 em nome de Cristiano Xavier dos Santos, pai de Sofia.

Apoio da PM

No decorrer na semana passada o irmão de Sofia, o adolescente Pedro, de 12 anos, estudante da Unidade Escolar Conveniada com a PMBA, Centro Integrado Professor Altino Cosme de Cerqueira, entrou em contato com o Cabo  PM Isaias relatando os problemas de saúde da sua irmã e que havia cortado os cabelos em função do tratamento de quimioterapia. Pedro solicitou permissão para usar o mesmo corte de sua irmã, no intuito de apoiá-la nesse momento difícil.

Ao ter conhecimento da situação, o Comando da 55ª CIPM organizou, juntamente com os policiais militares da Ronda Escolar e da Unidade Escolar Conveniada, para realizar uma visita as crianças e proporcionar um momento de alegria e acolhimento à família de Sofia. O momento foi repleto de emoções entre os policiais, familiares e vizinhos que acompanhavam a cena. “Desejamos que Sofia passe por esse momento com muita força e nos colocamos à disposição para apoiar essa causa”, comentou o Major Jocevã Oliveira – comandante da 55ª CIPM.

*Matéria produzida pelo GIRO IPIAÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário