quarta-feira, 23 de junho de 2021

Universidade de Oxford anuncia novo teste de ivermectina como tratamento para Covid-19

 

A Universidade de Oxford anunciou hoje (23) que está investigando o fármaco antiparasitário ivermectina como um possível tratamento para a Covid-19, um estudo que pode, finalmente, resolver as controvérsias em torno do remédio, que vem sendo amplamente promovido pelo mundo como solução para a doença apesar das advertências das organizações reguladoras e da falta de dados concretos que comprovem sua eficácia.

A ivermectina será avaliada como parte do estudo “Principle”, apoiado pelo governo do Reino Unido, que avalia tratamentos não hospitalares contra a Covid-19. Trata-se de um teste de controle clínico randomizado em grande escala (no qual um grupo recebe, aleatoriamente, o medicamento, enquanto outro recebe placebo), considerado o “padrão ouro” na avaliação da eficácia de remédios.

Enquanto pesquisas já demonstraram que a ivermectina inibe a replicação do vírus em laboratório, estudos em pessoas têm se mostrado mais limitados e não comprovaram, de forma conclusiva, a eficácia ou segurança do remédio no tratamento da Covid-19. O medicamento tem um bom perfil de segurança e é amplamente utilizado em todo o mundo para tratar infecções parasitárias, como a oncocercose.

A ivermectina é o sétimo tratamento a ser testado no ensaio “Principle”. Dois deles, os antibióticos azitromicina e doxiciclina, foram considerados, no geral, ineficazes em janeiro, e um esteróide inalável, o budesonida, foi provado em abril como eficaz na redução do tempo de recuperação da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário