sexta-feira, 11 de junho de 2021

ROTARY CLUB DEBATEU EDUCAÇÃO ITABUNENSE EM TEMPOS DE PANDEMIA


“Educação itabunense em tempos de pandemia” foi o tema da última reunião realizada pelo Rotary Club de Itabuna na noite da terça-feira, 08 de junho, com a presença da secretária Municipal de Educação Janaína Araújo. O encontro virtual contou com a participação de membros do Rotaract, Interact e do Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário – NRDC da Creche Irmã Margarida, além de convidados e representantes da educação pública e privada. Graduada em pedagogia e em direito, área na qual desenvolve o seu terceiro mestrado, a gestora que está à frente da pasta há cinco meses, mas já atua há 17 anos na educação pública em Itabuna, iniciou sua apresentação falando sobre o momento atípico e difícil pelo qual todos os setores estão passando com a pandemia. “É um momento desastroso. A pandemia trouxe uma série de problemas, e como todos sabem, nunca vivenciamos algo assim, mas estou empenhada em resolver as demandas”, esclareceu.

De acordo com a educadora, atualmente o município conta com 92 escolas, sendo 71 delas em área urbana e 21 escolas do campo, nas quais atuam um total de dois mil funcionários. Explicou ainda que está em vigor na educação municipal o modelo de continuum curricular no qual foram unificados os anos letivos de 2020 e 2021. O período, que iniciou em 14 de setembro do ano passado será findado em 16 de dezembro deste ano. Com o objetivo de garantir as 800 horas que compõem o ano letivo, a proposta foi encaminhada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação – que tem a função de fiscalizar diretrizes para as escolas das redes pública e privada. Dentro desse formato, até o momento, os professores da rede pública municipal estão trabalhando com blocos de atividades entregues aos alunos periodicamente para que realizem suas atividades em casa.

A grande expectativa sobre o retorno das aulas, quando acontecerá e se será híbrida ou presencial, foi o principal tema abordado na reunião. A secretária destacou que é preciso muita cautela para tomar essa decisão, pois temos números alarmantes de internações e 100% dos leitos ocupados já há alguns dias no hospital de campanha da cidade. “A Constituição coloca em primeiro lugar a vida, em segundo lugar a saúde e em terceiro a educação. Estamos levando em consideração essa premissa”, explicou, acrescentando que foi realizada consulta pública para ouvir a população geral e também representantes da educação pública e privada a fim de contribuir para as decisões acerca deste retorno. A educadora revelou, em primeira mão, alguns dados dessa pesquisa, cujo resultado completo será apresentado em sessão na Câmara Municipal em breve. Os números apontam que 65% da população que opinou concorda com o retorno das aulas, enquanto 33% não concorda e 2% preferiu não responder.

“A consulta pública é um dos parâmetros para decidir a respeito do retorno, por isso estamos ouvindo todos os segmentos. Temos promovido também reuniões junto a outras secretarias com o objetivo de resolver impasses e chegar a uma decisão alinhada. A rede pública e privada tem suas peculiaridades. Precisamos analisar com calma”, argumentou. Segundo a secretária, a adequação das escolas tem que ser analisada caso a caso, a começar pela estrutura física, e em seguida, revistas uma série de atividades cotidianas como a distribuição da merenda escolar, o transporte coletivo que o estudante toma até a escola, entre outras. Janaína confirmou que, quando ocorrer o retorno à sala de aula, é possível que sejam incluídas também aulas aos sábados, para atingir a carga horária total de 1.600 horas do ano letivo unificado. A gestora revelou ainda que em breve será publicado decreto municipal convocando os profissionais e servidores da educação já vacinados para o retorno a seus postos de trabalho, a fim de se readaptarem.

Para encerrar o momento, o advogado e rotariano Tarso Soares destacou que o debate é o caminho para se chegar a um entendimento. “O Rotary está de portas abertas. Esse espaço existe para o debate, para o interesse coletivo e o objetivo de todos que participam desse clube é servir. Esperamos contar com sua participação também em outras oportunidades”, afirmou. “Agradeço a participação, a oportunidade de estar aqui ouvindo, discutindo, dialogando… precisamos trazer outros segmentos para participar da tomada de decisão e a atuação do Rotary, assim como de outras instituições, é muito importante nesse processo. Sempre que possível a gente vai se fazer presente para continuar colaborando”, encerrou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário