sexta-feira, 25 de junho de 2021

Número de empresas cresce, mas média de salário cai na Bahia

 

Cresceu o número de empresas, mas o número de pessoas ocupadas, assalariadas e a própria média salarial paga por essas organizações caiu entre 2018 e 2019 na Bahia. Os números são informações das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira de São João (24).

De acordo com a pesquisa, o Estado registrou mais 7.099 unidades locais formais. Na ocasião, foram 251.438 empresas, representando um crescimento de 2,9% quando comparado ao ano anterior.

Só que, na contramão desses dados, a Bahia tinha menos 3.597 pessoas ocupadas entre um ano e outro, uma queda de 0,1%. A pesquisa também indica que o número de assalariados também caiu: 4.902 pessoas a menos estão nessa condição, representando uma queda de 0,2%. Com todo esse contexto, o montante pago em salários por essas empresas também caiu. Mais de R$ 821 milhões a menos foram pagos, queda superior a 1% e acima da média nacional que foi de 0,7%.

Em 2019, a Bahia pagava em média 2,5 salários mínimos. Isso representa o 7º pior valor pago em geral no Brasil. Líder no quesito, o Distrito Federal pagava uma média de 5,3 salários mínimos, enquanto do outro lado da escala a Paraíba pagava média de 2,2 salários.Leia mais no CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário