domingo, 13 de junho de 2021

Itabuna: Ação Social no Maxxi Atacado marca o Dia de Combate ao Trabalho Infantil

 

A conscientização e a mobilização dos moradores da Vila da Paz para o combate ao trabalho infantil em Itabuna foi o objetivo de uma ação realizada na manhã desta sexta-feira, dia 11, pela Secretaria de Promoção Social e Combate Pobreza.

A iniciativa desenvolvida em parceria com a empresa Maxxi Atacado e Conselho Tutelar, marcou a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que transcorre neste 12 de junho. A ação ocorreu na sede do Maxxi Atacado, na rodovia Ilhéus-Itabuna.

Segundo a secretária Andrea Castro foram mobilizados pais de crianças e demais moradores da Vila da Paz, alertando-os para o aumento significativo no número de crianças de cinco a onze anos em situação de trabalho infantil no sul da Bahia.

Localizado à direita da saída para Ilhéus, a Vila da Paz é, segundo os técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-Peti, o local com maior incidência de casos de trabalho infantil em Itabuna.

“O Grupo Big tem uma responsabilidade social muito grande e abomina qualquer tipo de exploração, seja ela qual for”, afirmou o gerente-geral do Maxxi Atacado, Flávio Lisboa. Ex-Walmart Brasil, o grupo empresarial reúne as bandeiras Big Bompreço e Maxxi Atacado e é o terceiro maior varejista de alimentos do Brasil, contando com 387 lojas no país,

Flávio Lisboa acrescentou que “a nossa maior preocupação é com as crianças na porta de nossas lojas. Em alguns momentos, os próprios clientes não respeitam e acabam, em troca de uma moeda, colocando-as para trabalhar. O nosso desafio é saber que estão sendo de alguma forma exploradas, não concordamos, mas de uma forma social não temos muito o que fazer”.

O gerente-geral do Maxxi Atacado destacou ainda que a empresa decidiu estabelecer essa parceria com a Secretaria de Promoção Social e o Conselho Tutelar de Itabuna “para que, de uma forma mais cooperativa e dividindo as responsabilidades com o poder público possamos discutir o papel de cada um. Por isso, essa iniciativa de chamar a comunidade para uma responsabilidade e buscar alternativas para solucionar essa questão”.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi criado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho, agência multilateral da Organização das Nações Unidas, especializada nas questões do trabalho.

Para marcar a data, todos os anos é proposta uma campanha de sensibilização e mobilização da população. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela lei n.º 11.542, de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário