segunda-feira, 17 de maio de 2021

Itabuna: Secretária Lívia Mendes discute vacinação de comerciários com direção do Sindicato

 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 17, com diretores e membros do Sindicato dos Comerciários de Itabuna para tratar da vacinação dos trabalhadores do comércio contra o novo coronavírus. Além disso, discutiu sobre a fiscalização de estabelecimentos em que há grande circulação de pessoas, a exemplo dos supermercados, lojas de departamentos e atacados.

 A pauta trouxe a discussão acerca da inclusão da categoria no cronograma de vacinação, uma reivindicação antiga. Comerciários que trabalham com saúde, a exemplo dos farmacêuticos há tempos desejam se imunizar contra a covid-19, já que a categoria se encaixa no perfil de “demais trabalhadores da saúde” segundo a resolução publicada pela Comissão de Intergestores Bipartite-CIB no âmbito do Governo da Bahia.

“Cada município tem particularidades. Não há como fazer comparações entre municípios com número de pessoas de público-alvo distintos e doses enviadas também em quantidade diferentes. Foi enviado ofício ao Governo do Estado para que sejam disponibilizadas mais 1.500 doses para atender também estes profissionais. Estamos aguardando a resposta e disponibilidade da Sesab”, afirmou Lívia Mendes.

Ainda nesta semana, a secretária de Saúde vai se reunir com a coordenadora da Rede de Frios, Camila Brito, para avaliar as demandas de acordo com o repasse estadual, seguindo a prioridade conforme a mais atual resolução da CIB.

No que diz respeito aos supermercados, esses trabalhadores não estão listados como prioridade no Plano Nacional de Operacionalização-PNO. Mas, vale ressaltar que as ações de prevenção da disseminação são tão importantes quanto a vacina.

Além disso, o Departamento de Vigilância da Saúde já tem atuado em fiscalizações toda semana. Estes patrulhamentos serão intensificados, pois há fortes denúncias dos descumprimentos de protocolos contra à covid-19 nestes estabelecimentos, principalmente os de menor porte, como os situados nos bairros.

Na reunião, estiveram presentes a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, a vereadora Wilmacy Oliveira, o comerciário e membro do Conselho Municipal de Saúde, Nivaldo Fagundes, o diretor Jairo Araújo e a vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Amanda Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário