terça-feira, 4 de maio de 2021

Estudo conclui que anticorpos da Covid-19 ficam no corpo por até 1 ano

 

Pessoas que se infectaram com a Covid-19 apresentam anticorpos da doença por até 1 ano, segundo um estudo preliminar divulgado na plataforma medRxiv, nos Estados Unidos. A pesquisa também mostrou que quem se contaminou e apresentou sintomas mais graves do vírus apresenta os anticorpos neutralizantes por mais tempo no organismo.

O estudo analisou amostras de sangue de 250 pessoas que se infectaram com a Covid-19. Desse total, 192 apresentaram somente os sintomas mais leves da doença e 58 tiveram a forma mais grave do vírus e foram internados.

Segundo a Veja, depois de seis meses os pesquisadores acompanharam somente oito pessoas que apresentaram sintomas mais graves da doença e 11 que tiveram sintomas moderados. Seis meses após ter contraído o vírus, todos os pacientes que foram internados e metade dos que tiveram sintomas moderados ainda apresentavam anticorpos da doença. Após um ano a única taxa que se manteve estável foi entre os pacientes que foram hospitalizados.

Os anticorpos neutralizantes impedem a entrada do vírus no organismo, mais especificamente na célula. Quando comparados a pacientes mais jovens, a pesquisa confirmou que voluntários com mais de 65 anos e que foram internados tiveram anticorpos neutralizantes por mais tempo no organismo.

Os pesquisadores chegaram a conclusão que a imunidade humoral depois da infecção pela Covid “é de longa duração, incluindo até um ano após a infecção”. Mas a duração em pessoas mais jovens é reduzida, até mesmo para aqueles que tiveram sintomas mais graves da doença.

Por ser um estudo preliminar, ele ainda terá de ser revisado por outros especialistas independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário