quarta-feira, 19 de maio de 2021

Blitz e ação itinerante da Secretaria de Promoção Social de Itabuna

 

Uma blitz na rotatória Tancredo Neves, que liga o bairro São Caetano, a Avenida Aziz Maron e o centro da cidade, e uma ação itinerante nos Postos de Saúde e nas feiras livres de Itabuna iniciaram, na manhã desta terça-feira, dia 18, as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil promovidas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. As atividades foram coordenadas pela equipe do CREAS PAEFI-Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. 

O 18 de maio é o dia de enfrentamento aos crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil. Em nível nacional, tem o objetivo de conscientizar a sociedade, apresentando medidas de proteção à criança e ao adolescente, buscando alternativas para este grave problema. A data lembra o assassinato da garota Araceli, de oito anos, em maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. 

Em Itabuna, a secretária Andrea Castro informou que estava prevista uma grande manifestação pública durante a semana. Em função da pandemia, as equipes decidiram marcar a data realizando uma blitz educativa e visitas técnicas. Segundo ela, as ações continuarão com equipes volantes na cidade despertando a população, culminando com a mobilização na próxima sexta-feira, dia 21, principalmente nas feiras-livres. 

No momento, a Secretaria de Promoção Social oferece atendimento psicossocial por meio do CREAS PAEFI, o centro de referência especializado para esse acompanhamento. Um fato novo, segundo Andrea Castro, é que as famílias estão sendo acompanhadas por atendimento jurídico, proporcionando mais segurança e acolhida para os assistidos.  

Atualmente, o CREAS atende a sessenta famílias encaminhadas pelo Conselho Tutelar, pela Polícia, pela Vara da Infância e Juventude e outros organismos públicos. De acordo com dados da Secretaria, a maioria dos abusos ocorrem em ambiente familiar, entre os parentes da vítima. Os números para denúncias são o “Disque 100” e o telefone 3215-6030, do Conselho Tutelar de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário