segunda-feira, 12 de abril de 2021

Começa nesta segunda-feira em Itabuna vacinação contra gripe Influenza

 

A Secretaria de Saúde de Itabuna inicia, nesta segunda-feira (12), a Campanha Contra o Influenza (vírus da gripe). Ao todo serão três fases para a imunização da população, mas, por recomendação do Ministério da Saúde, neste ano não haverá Dia D.

A coordenadora de Imunização do município, Camila Brito, explica que a primeira fase será de 12 de abril a 10 de maio. Excepcionalmente, neste ano, as Unidades de Saúde, que serão abastecidas já na segunda-feira, vacinarão apenas crianças e gestantes por causa do andamento da Campanha da Covid-19. Os demais grupos prioritários vão ser imunizados por outras opções que serão informadas oportunamente pela Coordenação de Imunização.

A vacina Influenza protegerá contra H1N1 e gripe comum, podendo ser administrada junto com qualquer outro imunizante, exceto com a vacina contra a Covid-19, que precisa obedecer um intervalo de 14 dias entre elas.

A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença em grupos mais vulneráveis, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde. Principalmente nos altos índices de ocupação dos leitos de UTI, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

É necessário que o paciente se vacine anualmente pelo fato de a vacina sofrer alteração em sua composição devido às mutações do vírus da gripe (Influenza) e a circulação no ambiente. Por isso, a vacinação deve ser feita todos os anos.

A 2º fase da campanha, que vai até 8 de junho, imunizará idosos acima de 60 anos e professores. Essa fase da vacinação começa dia 11 de maio. Já a 3º fase, de 9 de junho a 9 de julho, será destinada a pessoas vítimas de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário