domingo, 21 de março de 2021

Ministério da Saúde libera uso imediato de vacinas reservadas para segunda dose

 

Os estados e municípios foram autorizados a usar imediatamente, como primeira dose, as vacinas que estavam armazenadas para segunda dose. A autorização foi emitida hoje pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, a medida tem o objetivo de ampliar o número de vacinados no Brasil. No sábado (20), o Ministério havia anunciado a distribuição aos estados de cinco milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19 e informou que todas deverão ser usadas como primeiras doses.

Em nota, a pasta informou que “a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores”. A decisão levou em consideração a previsão de entrega das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz. No início da campanha, 50% das vacinas destinadas pelo governo federal aos estados e municípios foram reservadas para a segunda dose.

Em 19 de fevereiro, o Ministério da Saúde divulgou que faria uma mudança na estratégia da vacinação contra a Covid-19, sem guardar metade do imunizante para a segunda dose. Na época, o governo argumentou que o ritmo de chegada das novas doses seria acelerado e, com isso, não seria preciso reserva. Na segunda (15), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que entregaria as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela instituição ainda nesta semana. De acordo com a instituição, seriam 1 milhão e 80 mil doses até sexta-feira (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário