quarta-feira, 17 de março de 2021

Inema investiga causa de mortandade de curucas no rio Gongogi

 

Fotos: Redes Sociais

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) enviou na última segunda-feira (15) uma equipe à cidade de Dário Meira para investigar a causa da mortandade da cururucas no rio Gonogi, registrada por moradores no último domingo. Ao CORREIO, o Inema  informação que vai avaliar se o nível de oxigênio da água está baixo, para apontar as possíveis causas do ocorrido.

Moradores suspeitam que teria sido usado o veneno “barrage”, utilizado para matar carrapatos. A secretária de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente da cidade, Tânia Porto, prestou queixa na delegacia de polícia, na segunda-feira, para que fosse aberta uma investigação a fim de descobrir se existiu, de fato, crime ambiental e quem o teria cometido.

“Até o momento, não se encontrou provas de quem foi, como foi, de onde veio, e estamos na luta. Então a gente não sabe exatamente o que foi, se foi envenenamento, se foi algo natural, se foi um agrotóxico que jogaram, mas estamos averiguando”, disse a secretária ao CORREIO.

Uma moradora que não quis se identificar soube da situação por grupos de WhatsApp e disse que não é algo incomum da região. “As pessoas vêm fazendo para facilitar a forma de pegar as curucas. O descaso é muito triste e não é de hoje, falta um cuidado maior para evitar que esse tipo de coisa aconteça”, conta.

Outro dariomeirense que pediu anonimato também presenciou a cena do final de semana. Ele aponta outras possibilidades para o caso. “Ou foi pescador que jogou algum tipo de veneno, só que não é hábito deles, porque sabe que agora é época de desova, ou alguma pessoa acampada na beira do rio ou até gente que deu banho em cavalo, que é proibido. O animal pode estar com o carrapaticida no corpo, vai espalhando a água e passa para a curuca”, explica. Fonte: CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário