quinta-feira, 18 de março de 2021

Com aumento dos casos de Covid-119, crianças estão sem leito de UTI em Itabuna

 

Desde o início do mês, o Hospital Manoel Novaes, que fica em Itabuna, no sul da Bahia, tem 100% de ocupação nos leitos pediátricos de Unidade de Terapia Intensiva. A unidade médica é a única da região que oferece leitos de UTI e clínicos para o tratamento exclusivo de crianças com a Covid-19.

Ao todo, o hospital tem 16 leitos infantis: quatro de UTI, sendo três em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e um particular, e 12 clínicos, sendo 10 em atendimento pelo SUS e dois particulares.

Essa é a segunda vez, desde o início da pandemia, que o Hospital Manoel Novaes registra 100% de ocupação em leitos pediátricos. A unidade é referência no atendimento materno-infantil na região sul do estado.

De acordo com dados divulgados pelo hospital, nos primeiros 15 dias de fevereiro foram feitos 70 atendimentos a crianças com a suspeita da Covid-19 ou com testes positivos. Já nos primeiros dias de março, a unidade já atendeu mais de 100 pacientes.

Outra situação que preocupa o Manoel Novaes é que o número de gestantes com Covid-19, que realizam parto no local, aumentou. A maioria das crianças já nasce com a doença.

Também cresceu o número de atendimentos na Maternidade Ester Gomes, onde também existe atendimento para crianças com Covid-19. No ano passado, 209 crianças foram atendidas e apenas nos dois primeiros meses de 2021, já foram registrados 207 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário