quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Terceiro tremor de terra é registrado em Jacobina em uma semana

 

Magnitude foi de 2,7 na Escala Richter.

Jacobina registoru mais um tremor de terra – o terceiro caso em uma semana. O registro aconteceu nesta quarta (3) e foi divulgado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com magnitude de 2,7 na escala Richter. Não há informações sobre moradores que escutaram ou sentiram o tremor, que aconteceu por volta das 2h da madrugada.

O último evento registrado na região ocorreu no último domingo (31), às 15h24, e teve sua magnitude preliminar calculada em 2.6 mR. Outros três tremores também foram registrados na Bahia no primeiro mês deste ano. Há registro de que pelo menos um desses tremores de terra foi escutado por moradores de localidades próximas ao epicentro do evento. O CORREIO entrou em contato com a Defesa Civil do Município, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A escala Richter vai de de 1 a 9, sendo que tremores menores que 3,5 geralmente não são sentidos, apesar de ser possível registrá-los. De acordo com o sismólogo e geofísico Juraci Carvalho, que já participou de treinamentos em sismologia no Japão, Estados Unidos e Áustria e integra o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), os abalos que vão de 3,5 a 5,4 na escala podem não ser sentidos, mas já pode causar pequenos danos. De 5,5 a 6 já é possível que aconteçam danos em construções. *Com informações do CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário