sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Saúde registra 90 casos positivos de Covid no bairro Califórnia

 

Noventa pessoas testaram positivo para o novo coronavírus de um total de 393 testes rápidos aplicados na Praça da Piedade, no Califórnia, em Itabuna, nesta quinta-feira, dia 18. A ação foi coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para detecção de casos do novo coronavírus em comerciantes e funcionários e pessoas que residem no bairro. 

A ação foi executada pela Diretoria de Vigilância em Saúde e integra o Plano Municipal de Combate à Covid-19. Do total de pacientes positivos para a doença, no Califórnia, 31 apresentaram Anticorpos IgM, 35 IgG e 24 IgM e IgG. Outros 303 pacientes, apresentaram teste negativo para o Covid-19. 

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se já teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É indicado para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos. 

De acordo com a diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, a ação de testagem rápida no Califórnia foi semelhante à executada, recentemente, na Feira Livre do São Caetano. Lá, foram realizados 428 testes, sendo 100 positivos e 328 negativos. Segundo ela, “com base em um boletim interno, em que avaliamos semanalmente a incidência da Covid-19 nos bairros, decidimos qual o bairro pode ser contemplado com esta ação”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário