sábado, 16 de janeiro de 2021

Sem oxigênio, Amazonas pede para transferir 60 bebês prematuros a outros estados

 Bebês recém-nascidos em UTI da Santa Casa de São José dos Campos, em São Paulo. — Foto: Divulgação/Santa Casa SJC

O Amazonas avisou aos outros estados que precisa transferir pelo menos 60 bebês prematuros. Eles estão internados em Manaus e também correm o risco de ficar sem oxigênio. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu acolher os bebês e fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

O pedido para que governadores chequem se há leitos de internação neonatal disponíveis foi feito na manhã desta sexta-feira (15). O presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula confirmou a informação à CNN.

Reação de profissional da saúde em Manaus (AM) em meio à pandemia de coronavírus
Reação de profissional da saúde em Manaus (AM) em meio à pandemia de coronavírus

Segundo ele, o Maranhão vai conseguir receber de cinco a dez bebês. A logística para viabilizar a transferência ainda não foi definida. Outros estados ainda verificam quantos prematuros conseguiriam receber.

Manaus sem oxigênio

Desde ontem, a cidade de Manaus está sem oxigênio hospitalar em virtude do aumento da demanda provocado pela explosão de casos de Covid-19. O consumo do gás pelo menos triplicou nos últimos dias e nas últimas 24 horas, a cidade usou o estoque disponível para dez dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário