quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Profissionais do SAMU-192, primeiros a receber a dose da Coronavac em Itabuna

 

Em momento histórico,  marcado por muita emoção, quatro profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) receberam no final da manhã desta terça-feira, 19,  a primeira dose da vacina Coronavac em Itabuna. O ato simbólico foi realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Coordenação da Rede de Frio.

O condutor socorrista Rogério Araújo de Oliveira, 48 anos, tem histórico de cormobidade, mas não se afastou do trabalho durante esses 10 meses de pandemia do Covid-19 . “Sinto-me muito emocionado, porque vivemos momentos difíceis, mas agora o sentimento é de tranquilidade”, destacou.

Pela natureza do seu trabalho, Rogério está na linha de frente da prestação de serviços de urgência e emergência às pessoas, mas não escondeu a emoção de ser o primeiro entre os quatro profissionais de saúde vacinados. Suas lágrimas contagiaram a maioria do presentes. 

Além de Rogério, outras três profissionais do Samu-192 receberam a dose da Coronavac. A médica socorrista Laís Anita da Rocha Lima Santana, 31 anos; a enfermeira Rayane Silva Brito, 28 anos, e a técnica em enfermagem Deila Cintia Lima Souza, 37 anos. 

A médica Laís Anita Santana fez questão de ressaltar que, mesmo com a chegada da vacina, o momento é de persistência com as medidas de segurança e prevenção.  “A palavra que define este momento é esperança. Não podemos relaxar. Tomamos a primeira dose, sendo que mesmo após a segunda dose é preciso aguardar 30 dias para obter o efeito desejado”, alerta. 

Já a enfermeira Rayane Brito lembra que o principal temor que sentia era levar 

a doença para algum familiar. “Agora o sentimento é de tranquilidade. Continuaremos fazendo o nosso trabalho, agora com uma proteção a mais”, realçou.


LOGÍSTICA 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, explica que o município recebeu cerca de 2.200 doses  neste momento para serem aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente, principalmente aqueles que se dedicam a cuidar de pacientes com sintomas da Covid-19.

Segundo a secretária, na tarde desta terça-feira serão vacinados os profissionais da UPA 24 Horas, no Bairro Monte Cristo, que estão de plantão. Mas a equipe destacada para vacinação visitará todos os profissionais nos seus postos de trabalho na rede de unidades básicas de saúde e de saúde da família.

Com a voz embargada, a secretária não escondeu a emoção em participar diretamente deste momento tão importante para Itabuna. “O sentimento é de gratidão. A ciência está de parabéns, desenvolveu uma vacina em tempo recorde”, assinalou. 

A Primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Simas Castro, também ficoou emocionada. Ela lembrou que as pessoas idosas  também estão ansiosas com a chegada da imunização. “Este é apenas o começo. Com fé em Deus e com muita alegria e satisfação Itabuna inicia o seu Programa de Vacinação contra à COVID-19”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário