sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

PIX poderá ser usado para pagar conta de luz na Bahia e em mais 10 estados

Consumidores de 11 estados poderão, em breve, pagar suas contas de luz usando o PIX, o sistema de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central. Atualmente, já é possível quitar a fatura assim em cinco Estados, mas distribuidoras que atendem clientes de outros seis já estão com tudo encaminhado para oferecer a opção.

O primeiro grupo a adotar a tecnologia no País foi a Neoenergia, que atende consumidores na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Desde novembro do ano passado, as faturas digitais começaram a ser enviadas com um QR Code e um link que redireciona o cliente para a tela de pagamento. O grupo agora busca ampliar a ferramenta para que quem recebe a fatura impressa também possa pagar as contas da mesma forma.

O sistema também deve ser adotado pelas distribuidoras CPFL e Enel. Com isso, outros seis estados passariam a ter acesso à nova forma de pagamento. Este é o caso do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e novamente São Paulo, que são atendidos pela CPFL, e ainda Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e, mais uma vez, São Paulo, que recebem energia da Enel.

A vantagem para o consumidor é que o pagamento cai na conta das concessionárias em segundos, o que pode evitar o desligamento da energia por inadimplência ou agilizar o religamento do serviço - já que o prazo de 24 horas só passa a contar após a confirmação da fatura quitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário