terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Mulher é libertada após viver 38 anos sob condições análogas à escravidão em MG

 

Foto: Reprodução/TV Globo

Uma mulher negra de 46 anos, que estava desde a infância reclusa em casas de uma mesma família em Patos de Minas (MG), foi libertada no fim do mês passado por auditores fiscais do trabalho e pela Polícia Federal. A história foi abordada pelo “Fantástico”, da TV Globo. Madalena Gordiano vivia em condições análogas à escravidão desde os 8 anos, quando foi adotada por Maria das Graças Milagres Ribeiro, uma professora.

Ela era impedida de sair do apartamento onde dormia e tinha como uma das principais funções a limpeza do imóvel, – sem salário, descanso ou férias. Tudo começou quando Madalena, ainda criança, batia na porta de casas para pedir comida. “Fui lá pedir um pão para comer, porque estava com fome e não tinha pão na minha casa, aí ela [Maria] disse: ‘Não vou te dar pão, você vai morar comigo'”, contou ela ao programa.

Após aceitação da mãe de Madalena – que não tinha como criar nove filhos -, a adoção foi realizada, mas nunca formalizada. Assim que chegou à nova casa, ela foi tirada da escola. Desde então, ela basicamente vivia para ajudar os filhos de Maria e em tarefas domésticas, sem brinquedos e liberdade para sair sozinha. A doméstica também perdeu o contato com a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário