domingo, 15 de novembro de 2020

Boa Nova: Justiça Eleitoral condena grupo por criar e disseminar fake news contra candidato

 

Foto: Reprodução

Nesta última quinta-feira, 11 de Novembro, às vésperas das eleições municipais de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral apresentou uma decisão condenando familiares e eleitores do candidato a prefeito da oposição pelo Progressista (PP), a se retratarem, em redes sociais, onde curtiam, compartilhavam e comentavam Fake News caluniosas e difamatórias a respeito do seu adversário, o candidato a reeleição e atual prefeito do Município de Boa Nova, Adonias Rocha (PSD).

A justiça determinou que o Facebook retirasse os perfis falsos do ar em até 24H e deverá, ainda, apresentar todos os registros capazes de encontrar os criadores e responsáveis pela alimentação dos perfis falsos, como registros de acessos, números de IP com datas e horários dos últimos (6) seis meses, sob pena de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por dia de descumprimento.

Fake News é crime! Quem curtiu, comentou e compartilhou as Fake News, identificados pela Justiça como L.J.D.S., L.D.D.J.F., C. V.D.S. e O.MEIRA.FB também foram condenados a publicar retratação das acusações realizadas nas redes sociais onde divulgaram as notícias falsas, esclarecendo que as postagens violam o ordenamento jurídico, já que são desacompanhadas de provas. A multa também será de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por dia, de descumprimento da retratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário