sábado, 10 de outubro de 2020

Governo decreta estado de emergência em 73 municípios atingidos por incêndios

 

Foto: Reprodução/TV Bahia

O governo da Bahia decretou estado de emergência em 73 municípios baianos atingidos por incêndios nas últimas semanas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (9) e publicada no Diário Oficial do sábado (10). O decreto será válido por 90 dias. Os incêndios atingem vários municípios baianos, principalmente os localizados no oeste e na região da Chapada Diamantina.

Entre as medidas do decreto, fica determinada a suspensão de qualquer atividade capaz de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio. Está autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem em colaboração com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos de proteção ambiental nas ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução.

Também foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate ao incêndio e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelos desastres.

Incêndios estão consumindo a vegetação entre os municípios baianos de Andaraí e Mucugê, na região da Chapada Diamantina, onde dois parques já foram atingidos: o Nacional da Chapada e o Municipal de Andaraí. Em Rio de Contas, também na Chapada, brigadistas já controlaram o fogo. *Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário