terça-feira, 3 de março de 2020

Ministério muda método e contabiliza 433 casos suspeitos de coronavírus

Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira (2), autoridades brasileiras contabilizam 433 casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. O número reflete a mudança na forma de contabilizar os casos.
É o que o Ministério da Saúde chamou, no último sábado (29), de “novo fluxo de consolidação”. Funcionários da pasta passaram a treinar os estados para consolidar casos suspeitos e repassar ao governo federal. Antes desse método, cada notificação de suspeita era reanalisada pela pasta.
A mudança deixa a responsabilidade sobre a análise de casos suspeitos da covid-19 com as secretarias estaduais de Saúde. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou no começo da tarde que o estado registrou 15 casos suspeitos que aguardam análise laboratorial. Há pacientes dos municípios de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Salvador, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.
Em entrevista coletiva nesta segunda, foram repassados dados atualizados sobre a infecção no mundo: há 87.136 casos confirmados, sedno 79.968 na China e 7.169 em outros países. De acordo com informações do UOL, o novo vírus mata 1,5% dos contaminados na China. Na média global, 3,4% dos que desenvolvem a covid-19.
O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, informou que a pasta está expandido a capacidade de testes laboratoriais em todo o Brasil. Há 30 mil testes em aquisição da Fundação Oswaldo Cruz e laboratórios estão recebendo capacitação.
“No máximo em 20 dias teremos todos os laboratórios centrais [nos estados] realizando o teste específico para o coronavírus”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário