quinta-feira, 26 de março de 2020

COVID-19: Brasil registra mais de 3,4 mil casos e número de mortos sobe para 57

Foto: CraiG Lassig via O Globo
O mais recente balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (25), elevam o número de casos confirmados e de mortos pelo coronavírus Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença Covid-19. 
De acordo com a pasta, são 57 mortes, com 2.433 casos confirmados. O ministério informa ainda que a taxa de letalidade da doença é de 2,4%. No balanço de terça-feira (24), o órgão apontou 46 mortes e 2.201 casos confirmados. O ministro Luiz Henrique Mandetta avalia que o aumento dos casos está ocorrendo de forma "aproximadamente igual nos últimos dias".
O titular da pasta analisou como os casos estão espalhados pelo Brasil. Ele afirmou que "chama a atenção" o Acre, que tem 23 casos e uma população pequena. A taxa de letalidade, segundo Mandetta, vai diminuir no Brasil, já que será ampliada nas próximas semanas a aplicação dos testes.

Governo libera o uso da cloroquina

A partir de sexta-feira (26), o Ministério da Saúde vai liberar 3,4 milhões de unidades do medicamento cloroquina para que os médicos possam avaliar seu uso em pacientes graves do novo coronavírus, que já matou 57 pessoas no Brasil. "O que o Ministério da Saúde está fazendo é deixar no arsenal, deixar à mão do profissional médico. Se ele entender que o paciente grave pode se beneficiar, o que vamos fazer é deixar esse remédio ao alcance dele", disse Mandetta.
Segundo o ministro, foi elaborado um protocolo, que prevê cinco dias de tratamento, sempre dentro do hospital e monitorado por um médico, em razão de seus efeitos colaterais. O remédio já é utilizado no tratamento de malária, lúpus e artrite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário