sexta-feira, 29 de março de 2019

TRAGÉDIA BRUMADINHO: ex-presidente da Vale aponta possibilidades para esclarecer acidente

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nesta quinta-feira (28), o ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman disse que só existem duas possibilidades para esclarecer a tragédia de Brumadinho, quando rompeu-se uma barragem de rejeitos da mineradora.
“Ou aconteceu algo que não estava previsto – que é diferente de tudo que se monitora, tudo que se olha – e que derrubou aquela barragem ou houve informação pelos sistemas, aconteceram leituras que mostravam problemas e essas leituras, por qualquer motivo, não foram levadas à sério e não foram transmitidas para os demais escalões da Companhia”, disse Schvartsman em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Segundo dados divulgados pela Defesa Civil de Minas Gerais, até esta quarta-feira (27), haviam sido confirmadas 216 mortes em consequência da tragédia de Brumadinho e 88 pessoas continuavam desaparecidas.
Questionado por senadores sobre o risco de rompimento de outras barragens, Schvartsman disse que como está afastado da Vale, não tem informações atualizadas. “Enquanto eu estava na companhia, todas essas barragens tinham laudo de estabilidade. Consequentemente, acreditava-se que todas estavam em boas condições”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário