quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ministros do STF reconhecem possibilidade de soltura e candidatura de Lula

Foto: Reprodução
Os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar  Mendes e Luz Fux participaram nesta terça-feira (24), de um evento organizado pela revista Veja, em São Paulo, no Teatro Santander, com o tema 'fake news'.
Durante o evento eles admitem a possibilidade de soltura e de um eventual registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recentemente foi condenado e preso pela Operação Lava Jato, em Curitiba.
Mendes admitiu a possibilidade da decisão do plenário virtual da segunda instância do STF decretar a liberdade de Lula, porém afirmou que essa decisão já estaria "prejudicada"."Eu acredito que já esteja prejudicado, porque o Tribunal (TRF-4) negou o recurso, mas pode, claro", ratificou o ministro.
Mesmo tendo ratificado que uma das tarefas do Tribunal Superior Eleitoral é preservar a lei da ficha limpa, Luiz Fux que além de ministro do STF, é presidente do TSE, não desconsiderou a hipótese do ex-presidente Lula ter sua candidatura à Presidência da República registrada na pasta. "A lei prevê que o acesso ao Judiciário é uma cláusula pétrea. Evidente que se o Supremo Tribunal Federal deferir uma liminar, e o TSE vem abaixo dele, manda quem pode obedece quem tem juízo", informou. "Se o Supremo emitir uma ordem, eu terei que, necessariamente, cumprir", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário