sábado, 24 de fevereiro de 2018

Mil Caranguejos

Foto: Reprodução
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou a captura de mais de mil caranguejos-uçá (Ucides cordatus) durante uma operação de fiscalização realizada nesta quarta-feira (21).
A operação tem como objetivo de coibir a comercialização de caranguejos e lagostas no período reprodutivo. A multa para aqueles que violarem a lei é de R$ 700, com acréscimo de R$ 20 por quilo ou fração do produto da pescaria.
Ainda segundo informações técnicas do Inema, uma guarnição da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) percorreram os boxes do Mercado de Água de Meninos, das feiras de São Joaquim e Itapuã. Os animais resgatados foram devolvidos aos manguezais no Litoral Norte do estado.
Durante o período reprodutivo do caranguejo-uçá, os machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à pesca predatória.
A operação do Inema visa o cumprimento da Instrução Normativa Interministerial nº 6/2017, que estabelece medidas de proteção ao caranguejo-uçá na época em que ocorre sua reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário