quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Coelba alerta para cuidados com iluminação natalina

natalina
As avenidas, lojas e casas de Salvador estão em ritmo de festas natalinas com decorações e iluminações diversas. Porém, as lâmpadas coloridas e efeitos luminosos podem ocasionar acidentes. Por isso, é importante ter uma atenção especial, principalmente nos cuidados ao adquirir, instalar e manusear os equipamentos luminosos.
Segundo Laíse Rabelo, da Unidade de Relações com a Imprensa da Coelba, o consumidor deve adotar também hábitos conscientes de consumo para evitar desperdícios e economizar na conta de energia.
“Os enfeites devem ser de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro. As embalagens dos pisca-piscas devem conter informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta ‘Resistente ao Fogo’”, ressaltou Rabelo, que afirmou ainda que, essa medida preventiva pode evitar um incêndio, na eventualidade de um curto-circuito.
O empresário Renato Faria espera ansioso o natal para poder iluminar sua casa. “Desde pequeno sempre gostei das luzes que brilham como as estrelas. Todos os anos decoro minha casa com intenção de me aproximar do céu, mas sempre uso lâmpadas de LED para economizar energia e evitar possíveis curtos-circuitos”, explicou.
No caso dos enfeites luminosos, ainda de acordo com a Coelba, a informação sobre a potência do produto, dada em watts (W) que está contida na embalagem, merece atenção, pois quanto maior a potência, maior será o consumo de energia. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas, com 50 W de potência, consome 16,5 kWh/mês, se ligado por 11 horas diárias. Neste caso, a dica é reduzir o tempo de uso. Se forem ligadas por 5 horas, das 19h à meia-noite, o consumo dessas lâmpadas cai para 7,5 kWh/mês. Outra opção de economia é dar preferência às lâmpadas de LED, que são mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade que as convencionais. “Evitando os desperdícios do consumo, terei economia na conta de energia”, disse a vendedora Priscilla Santos.
Ela que tem uma filha de 4 anos atentou para o cuidado com os menores próximo as árvores natalinas. “Armo a árvore para minha filha esperar o presente de papai Noel, ela fica apaixonada com todas aquelas luzes brilhantes e coloridas, mas tenho o maior cuidado para que ela não chegue perto. Criança não tem muita noção do certo e errado, acha que pode pegar nas lâmpadas que, normalmente, estão quentes causando acidente”, observou.
A Coelba aconselha que antes de decorar a residência, é bom fazer uma revisão nas instalações elétricas, com um eletricista capacitado. Atenção para os fios desencapados e as condições do material que será instalado, lembrando que os pisca-piscas comprados em anos anteriores podem ter sofrido algum tipo de desgaste.
“O uso de várias ligações em uma mesma tomada, através do chamado “T” (benjamins), pode provocar aquecimento e curto-circuito, e, consequentemente, interromper o fornecimento de energia elétrica. Se o incidente ocorrer próximo a materiais inflamáveis (cortina de tecido, papelão, fibras, isopor, dentre outros), pode até causar um incêndio.
Além dos riscos, o aquecimento da tomada também gera perda de energia e o consequente aumento na fatura”, disse a empresa.
O eletricista Carlos Sacramento falou o uso dos pisca-piscas em áreas externas. “Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, há mais riscos de choque elétrico e curto-circuito”, explicou ainda que, “a ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica pelo corpo humano”.
Veja as principais dicas de segurança
– Certifique-se de que o material comprado é atestado pelo Inmetro.
– Faça uma revisão dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los, principalmente se for reaproveitar o material do ano anterior.
– Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”.
– Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.
– Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita consumo desnecessário de energia e acidentes.
– Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-lo da tomada, utilize o plugue.
– Prefira enfeites de lâmpadas LED, pois são mais econômicos.
– Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos.
– Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento.
– Mantenha a fiação fora do alcance das crianças.
– Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica.
– Siga corretamente as instruções do fabricante do produto.
– Não ligue as luzinhas em extensões e benjamins (“T”).
Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário