sábado, 26 de abril de 2014

Educadores discutem alfabetização na Rede Municipal de Ensino de Itabuna

Exibindo Encontro com educadores  em Itabuna  - Foto  Wilson Oliveira (3).jpg



Exibindo Encontro com educadores  em Itabuna  - Foto  Wilson Oliveira (3).jpg

Palestras e oficinas marcaram o Encontro de Alfabetização da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna ocorrido nesta sexta-feira, 25, no Campus II da Unime. De acordo com o Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), a ideia do encontro nasceu da necessidade de discutir com os professores da rede municipal sobre o processo de aprendizagem que ocorre com os alunos dos Ciclos de Formação Humana – CIN I e CIN II, que correspondem ao 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Na abertura do encontro, a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, disse aos educadores que é chegado o momento da Rede, efetivamente, ocupar-se da aprendizagem dos alunos. “Pois, é lugar comum a ideia de que ensinar compete ao professor e aprender compete ao aluno. Isso aponta para a necessidade de uma mudança de concepção do que verdadeiramente são atribuições dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. É preciso que entendamos de que não há ensino se não acontecer a aprendizagem”, afirmou a secretária.
A diretora do Departamento de Educação Básica, Márcia Lima, destacou que a proposta do encontro caracterizou-se por um momento de reflexão sobre o aprender, como esta ação acontece internamente nos alunos e quais os mecanismos que os professores podem utilizar para suscitar e/ou mediar este processo nos seus educandos, não apenas no momento inicial da alfabetização, mas e principalmente, em como dar continuidade ao mesmo durante o segundo ciclo de aprendizagem. “O que pretendemos é instigar o professor a gerenciar o processo de ensino, através de reflexões e atividades práticas, visando construir um perfil alfabetizador”, disse.
No turno matutino, o Encontro contou com a participação dos professores Arsênio Carmona e Genigleide Santos da Hora, que abordaram “Os aspectos neurológicos do aprender e do não aprender”. Num segundo momento, a pedagoga Rita Prudente falou sobre “As diversas linguagens como expressões promotoras da aprendizagem”. Além de uma plenária, dois momentos culturais também fizeram parte da programação, com a participação do Coral da Escola Ação e Cidadania e do Grupo de Dança Maktub.


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