sábado, 29 de junho de 2013

ITABUNA: IDOSO INTERNADO POR 22 DIAS MORRE SEM VAGA PARA HEMODIÁLISE


Em Itabuna, uma família diz que houve descaso no atendimento a um idoso, na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Trata-se de Sinval Francisco de Souza, de 63 anos.
Ele estava internado no Hospital de Base de Itabuna, e morreu na quinta-feira (27), enquanto aguardava transferência para uma UTI de hospital com serviço de hemodiálise.
Mesmo com uma determinação da Justiça, a transferência não foi feita. O paciente, de 63 anos, passou 22 dias internado.
Ele deu entrada na unidade de saúde com fortes dores nas costas. A filha dele, que não quis se identificar, disse que desde a internação, o estado de saúde do pai só piorou. “Vi um lado do peito de meu pai só inchando, dentro da enfermaria, deu um AVC, deu isquemia”, disse.
Há uma semana, o estado de saúde do idoso se agravou. Os médicos disseram que ele precisava ser transferido com urgência para fazer hemodiálise, tratamento que filtra o sangue, e que em Itabuna só é realizado no Hospital Calixto Midlej Filho, que pertence à Santa Casa de Misericórdia.
Os parentes tentaram a transferência várias vezes. Os médicos do Hospital de Base enviaram relatórios atualizados sobre o estado de saúde do paciente, só que a Santa Casa teria alegou falta de vagas pelo SUS. “E tinha [vaga] porque me pediram R$ 25 mil, só dois dias para meu pai se internar no CTI”, afirma a filha do paciente.
O pedido de transferência também foi enviado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que nega ter recebido qualquer solicitação. O diretor do Hospital de Base de Itabuna contesta o posicionamento da Secretaria. “O plantonista do Hospital de Base, diante desses casos, solicita vaga de UTI associado à hemodiálise. Fora de Itabuna nós temos [UTI com hemodiálise] Feira de Santana e Salvador. Então, essa solicitação nossa, encaminhada via fax a Salvador, pra dentro do contexto de oferta de prioridade de leitos é dada pela central do estado”, disse o médico Paulo Bicalho.

DECISÃO JODICIAL
Na terça-feira (25), a família conseguiu uma liminar da Justiça obrigando o estado a transferir o aposentado imediatamente para uma UTI em hospital com hemodiálise, no prazo de dois dias, que venceria na quinta-feira (27). Mas o idoso não resistiu à espera e morreu na madrugada de quinta.
“[Ele morreu] por falta de ajuda da Santa Casa de Misericórdia, porque o médico do CTI mandava todos os dias uma solicitação de vaga para o CTI para fazer hemodiálise e o CTI da Santa Casa não aceitou. Mesmo com a liminar do juiz, eu entregando a eles, disse que não tinha vaga”, disse uma das filhas do paciente.

UTI EM ITABUNA
Itabuna tem 42 leitos de UTI para adultos, nove no Hospital de Base e 33 na Santa Casa de Misericórdia. Desses, cinco são do SUS e 13 exclusivos da unidade cardíaca.

FONTE: G1.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário